Para ajudar a população em busca de oportunidades de emprego, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, gerencia os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs). De janeiro a março deste ano, 167 mil cidadãos foram encaminhados para processos de seleção – um aumento de 14,3% em relação ao mesmo período de 2023.
Marcelo Diniz, 54 anos, completou um mês em seu novo emprego em 1° de maio. Ele estava desempregado há 8 anos, quando precisou parar de trabalhar para cuidar do pai após o falecimento da mãe. Um mês atrás, ele foi até um PAT na zona sul da capital para atualizar seu cadastro e saiu de lá com uma carta de encaminhamento. Em três dias, recebeu a notícia de que havia conseguido a vaga de porteiro em um condomínio residencial. “Fui abençoado com este emprego, pois pago aluguel e estava realmente precisando. Além disso, perdi meu pai recentemente e precisava voltar a trabalhar para me recuperar mentalmente.”
Outra beneficiária do programa foi Maria Cristina dos Santos, 43 anos, moradora da zona norte da capital, que conseguiu um emprego como operadora de caixa em um supermercado atacadista. “Eu estava desempregada e, graças a esta oportunidade, consegui meu emprego atual. Recebi um ótimo atendimento e já indiquei o serviço para amigos e familiares”, conta.
Diariamente, são oferecidas em média 14 mil oportunidades em diversas áreas. As mais de 230 unidades do PAT espalhadas pelo estado oferecem, além de vagas, informações sobre Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), seguro-desemprego, atualização de cadastro de emprego e inscrição para cursos de qualificação. Além disso, empregadores que estão procurando profissionais ou precisam realizar processos seletivos podem contar com os serviços do PAT de forma gratuita para encontrar os perfis desejados.
Para utilizar os serviços do PAT, é necessário levar RG, CPF e Carteira de Trabalho. O atendimento presencial pode ser agendado pelo site. Os endereços das unidades podem ser consultados aqui.
Serviços para o trabalhador:
- Intermediação de vagas de emprego
- Seguro-desemprego
Orientação Carteira de Trabalho Digital - Orientações dentro do programa Trabalho em Equipe
- Polo de Empregabilidade Inclusivo (em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência) para pessoas com deficiência, que integra o programa Meu Emprego
- Trabalho Inclusivo: promove o desenvolvimento profissional, inclusão e permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de oferecer cursos de qualificação técnica e empreendedora.
Serviços para o empregador:
- Assessoria no processo seletivo dos candidatos já cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (SINE), serviço de busca de vagas de emprego do Governo Federal
- Auditório completo e funcional para 100 pessoas
- Serviços e infraestrutura disponibilizados sem custo
- Intermediação de mão de obra: cadastro para vagas de emprego e consulta das disponíveis no SINE acessando o site ou pelo APP Sine Fácil
- Captação de vagas: intermediar e apoiar as empresas na divulgação de vagas de emprego através do Sine e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.