Orientação sobre documentos para inscrições do Enem e vestibulares é oferecida a estudantes de SP.

Últimas Notícias

Preparativos para a temporada de provas

A temporada de provas para ingresso no ensino superior pode estar distante, mas já é hora de organizar a documentação necessária para participar do Provão Paulista e se inscrever nos principais vestibulares do país, além do Enem.

Documentação exigida

Para auxiliar os estudantes nesse processo, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) lançou uma campanha incentivando a solicitação ou atualização dos documentos mais solicitados. Entre eles estão: certidão de nascimento, carteira de identidade, CPF e título de eleitor.

Como obter os documentos

A segunda via da certidão de nascimento e o CPF podem ser emitidos online. Já para a carteira de identidade, os estudantes paulistas podem agendar o serviço em um dos postos do Poupatempo. Quanto ao título de eleitor, é possível emiti-lo gratuitamente pela internet no portal do Tribunal Superior Eleitoral, sendo obrigatório para maiores de 18 anos.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Situações especiais

No caso de extravio, perda, furto ou roubo de documentos, é necessário apresentar o boletim de ocorrência expedido por órgão policial até 90 dias antes da realização do exame ou inscrição.



Autodeclaração de raça e cor

Neste período, os estudantes também podem realizar a autodeclaração de raça e cor. Segundo a diretora técnica do Centro de Inclusão Educacional da Secretaria da Educação, Pâmela Francelino, essa campanha visa qualificar os dados étnico-raciais dos estudantes da rede estadual de ensino, promovendo a valorização da diversidade. É uma oportunidade para os estudantes expressarem sua identidade e discutirem sua construção no ambiente escolar.

Os jovens com mais de 16 anos, incluindo adultos matriculados na Educação para Jovens e Adultos, podem fazer a autodeclaração. Já os alunos menores de 15 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.