Preparativos para a temporada de provas
A temporada de provas para ingresso no ensino superior pode estar distante, mas já é hora de organizar a documentação necessária para participar do Provão Paulista e se inscrever nos principais vestibulares do país, além do Enem.
Documentação exigida
Para auxiliar os estudantes nesse processo, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) lançou uma campanha incentivando a solicitação ou atualização dos documentos mais solicitados. Entre eles estão: certidão de nascimento, carteira de identidade, CPF e título de eleitor.
Como obter os documentos
A segunda via da certidão de nascimento e o CPF podem ser emitidos online. Já para a carteira de identidade, os estudantes paulistas podem agendar o serviço em um dos postos do Poupatempo. Quanto ao título de eleitor, é possível emiti-lo gratuitamente pela internet no portal do Tribunal Superior Eleitoral, sendo obrigatório para maiores de 18 anos.
Situações especiais
No caso de extravio, perda, furto ou roubo de documentos, é necessário apresentar o boletim de ocorrência expedido por órgão policial até 90 dias antes da realização do exame ou inscrição.
Autodeclaração de raça e cor
Neste período, os estudantes também podem realizar a autodeclaração de raça e cor. Segundo a diretora técnica do Centro de Inclusão Educacional da Secretaria da Educação, Pâmela Francelino, essa campanha visa qualificar os dados étnico-raciais dos estudantes da rede estadual de ensino, promovendo a valorização da diversidade. É uma oportunidade para os estudantes expressarem sua identidade e discutirem sua construção no ambiente escolar.
Os jovens com mais de 16 anos, incluindo adultos matriculados na Educação para Jovens e Adultos, podem fazer a autodeclaração. Já os alunos menores de 15 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.