CNH Digital SP

Ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sempre à mão é uma obrigatoriedade para qualquer motorista.

A Carteira Digital de Trânsito (CDT) é a evolução da CNH Digital, é um aplicativo que agrega ambos os documentos digitais, CNH e CRLV, com o mesmo valor jurídico. O aplicativo está disponível gratuitamente para celulares e tablets com sistemas operacionais iOS, versão igual ou superior a 10 e Android, versão igual ou superior a 4.0.3.

Aliás, ela é usada até em ocasiões nas quais se está fora do veículo: ela está no gripo dos documentos oficiais de identificação com foto.

Mesmo com tanta importância, ainda se encontram pessoas sem a CNH no bolso quando são abordadas por uma autoridade policial.

Em muitos casos, o cidadão tem habilitação e ela não está vencida: ele apenas a esqueceu em casa. Porém, os celulares quase não são esquecidos e é por isso que o Departamento Nacional de Trânsito criou a CNH Digital.

Aprenda aqui como fazê-la em SP.


Por que é importante ter a CNH Digital SP ? ⚠️

A carteira de habilitação de uma pessoa é capaz de fornecer às autoridades policiais muitas informações essenciais, como o histórico desse motorista: quantas multas ele já tem, se ele tem permissão para dirigir ou se a sua CNH está suspensa e muito mais.

Qual a validade da versão digital em relação à versão impressa?

Quando um policial aborda um motorista que não poderia estar dirigindo, o veículo é conduzido ao pátio e só pode ser retirado por alguém com a CNH em dia. Dessa forma, evitam-se acidentes de trânsito e outros perigos.

 


App CNH digital é útil no celular 📲

É bem fácil o uso da ferramenta. Ela segue disponível para download grátis, o app funciona na maioria dos smartphones modernos, para quem usa sistema Android, deve baixá-lo no Google Play, para o caso de usuários de iPhone devem fazer o download pela Apple Store, que carrega automaticamente para o sistema ioS, é uma ação simples e sem custo algum para o usuário, com navegação simples torna o processo rápido e sem complicações.

O app disponível para sistemas IOS ou Android está disponível apenas para os motoristas que já possuem a nova versão da CNH com QR Code. Caso a sua versão não tenha o código de barras, será preciso solicitar a CNH digital através de um certificado digital ou mesmo diretamente no Detran.

Aplicativo CNH Digital SP

A CNH Digital e o CRLV Digital são opcionais, não impede de ter os documentos impressos. As versões digitais foram desenvolvidas para trazerem vantagens adicionais que propiciam maior mobilidade, praticidade e comodidade. O aplicativo está disponível para Google Play – AndroidApple Store – iOS.

 


Passo a passo para fazer a CNH Digital SP 📋

Independentemente de o veículo estar emplacado em São Paulo, a primeira parte da requisição da CNH Digital é o Departamento Nacional de Trânsito, chamado de DENATRAN:

– Baixar e instalar o aplicativo como explicado acima;

– Preencher o cadastro que será solicitado

– Efetuar a primeira validação através do link que será enviado ao e-mail informado

– Fazer login no aplicativo após a validação do usuário (CPF e senha)

– Adicionar o documento clicando no ícone “+” no canto superior direito

– Escolha como modo de validação do documento “Pelo Celular” e aponte a câmera do aparelho para o QR Code que se encontra na parte interna da sua CNH

– Em alguns casos o aplicativo pede o CEP onde a CNH está registrada, caso você não se lembre leia o tópico abaixo para ver como atualizar o seu endereço

– O aplicativo habilitará a câmera frontal para comprovar que o usuário é realmente o titular do documento que está sendo cadastrado, responda às indicações que forem solicitadas nesse momento

– Insira o número do celular no qual o aplicativo está instalado

– Por fim, crie uma senha da 4 dígitos que dará acesso às informações contidas no documento cadastrado.

Será preciso também um código de ativação, que pode ser requisitado no cadastro do DENATRAN ou indo ao Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN).

Você terá sua CNH Digital cadastrada e validada para uso. Não será preciso de conexão com a internet para utilizar o documento digital, mas tome cuidado para não deixar a bateria do celular acabar, pois você estaria sem a posse do documento nesse caso.


 

Quais são os serviços oferecidos pelo aplicativo?

Além de dar aos documentos validade como se fossem os originais impressos, o aplicativo também oferece mais alguns serviços que podem ajudar bastante no dia-a-dia. Esses serviços são:

  • CRLV Digital (Documento do Veículo Digital)
  • Visualização de infrações do condutor e do veículo
  • Consultar histórico da CNH Digital
  • Consultar dados do veículo por meio do CRLV Digital

Por que nem todos conseguem fazer a CNH Digital SP?

Há alguns motoristas que não tiveram sucesso ao emitir a versão digital da sua habilitação e isso acontece porque ela estaria “ultrapassada”.

O que acontece é que os documentos feitos de maio de 2017 em diante incluem um QR Code, que é um código único eletrônico.

Por isso, a carteira de habilitação digital será possível apenas se o paulista solicitar uma segunda via no DETRAN, pagando R$ 42,41 de taxa.

Se houver algum condutor que tem QR Code na sua habilitação e mesmo assim não consegue fazer a CNH Digital, é necessário ir ao DENATRAN ou ao DETRAN para verificar se o seu documento está corretamente impresso.

 

Orientações e cuidados para fazer a CNH Digital SP

A perspectiva de ter um documento tão útil ao alcance de um toque de tela é bastante sedutora por causa da praticidade e do fato de evitar multas, já que evitará que as pessoas circulem sem a CNH.

Entretanto, é necessário que os motoristas fiquem atentos no processo de emitir esse documento digital, começando pela empresa certificadora do CPF.

Buscar referências a respeito dela é o primeiro passo, assim como desconfiar de empresas que oferecem o CPF digital com um preço muito mais baixo que as demais.

Outro cuidado é com o download do app CNH Digital: ele nunca deve ser realizado em sites que não sejam os oficiais das lojas de aplicativo.

Mesmo quando a pessoa está baixando o app pela Apple Store ou pela Play Store, deve continuar tento atenção: deve estar escrito que ele foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados ou Serpro.

No caso de a pessoa baixar o aplicativo em um lugar não confiável, a sua carteira digital de motorista não terá qualquer validade e os seus dados ainda poderão ser utilizados por bandidos.

 

É recomendável fazer a CNH Digital SP se a Habilitação vencer em breve?

Regularmente, os motoristas têm de renovar a sua carteira de habilitação e, se ela estiver próxima ao vencimento, não é indicado pedir a versão digital.

O mais apropriado é que o cidadão peça rapidamente uma renovação: com isso, o novo documento trará uma data de validade bem mais distante e também possuirá o QR Code obrigatório para o cadastro da CNH.

 


Veja mais informações sobre: