CRLV (Documento do Veículo) Digital SP

Utilidades

Ter o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) sempre à mão digamos que “era” uma obrigatoriedade para qualquer motorista.

No começo de 2021, o documento eletrônico do carro passou a ser emitido em todo o Brasil, fazendo com que os tradicionais CRLV e CRV impressos não sejam mais itens obrigatório a serem apresentados pelos motoristas quando solicitados.

Agora, os motoristas podem exibir os documentos CRLV-e ou CRLV Digital a partir de seu celular, que substituem o documento do licenciamento carro e do certificado de registro do veículo, que antes era assinado em cartório.

Após o pagamento da taxa de licenciamento no sistema bancário, estará disponível o download e impressão do CRLV Digital (CRLV)-e diretamente no portal do Detran.SP ou via aplicativo.

O Aplicativo está disponível gratuitamente para celulares e tablets com sistemas operacionais iOS, versão igual ou superior a 10 e Android.


Por que é importante ter a CRLV Digital SP ? 

O CRLV do veículo é capaz de fornecer às autoridades policiais muitas informações essenciais, como o histórico do automóvel: quantas multas ele tem, se ele tem permissão para circulação ou se o veículo tem alguma restrição, aviso de roubo e muito mais.

⚠️ O CRLV-e somente será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito, vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório (DPVAT).

Se você tem dúvidas de como realizar o Licenciamento do Veículo, clique aqui

 


Aplicativo CRLV-e  no celular ?

O aplicativo funciona na maioria dos smartphones modernos, para quem usa sistema Android, deve baixá-lo no Google Play, para o caso de usuários de iPhone devem fazer o download pela Apple Store.

O APP disponível para apenas para os motoristas que já possuem a nova versão da CNH Digital com QR Code. Caso a sua versão não tenha o código de barras, será preciso solicitar a CNH digital através de um certificado digital ou mesmo diretamente no Detran.

Aplicativo CRLV Digital SP

O CRLV Digital e a CNH Digital são opcionais, não impede de ter os documentos impressos. As versões digitais foram desenvolvidas para trazerem vantagens adicionais que propiciam maior mobilidade, praticidade e comodidade.

 


Baixar o CRLV Digital – Pessoa Física ?

No caso de Pessoa Física, é preciso entrar no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e possuir o código de segurança do CRV e o número do Renavam.

Passo a Passo:

– Baixe o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente na Google Play – AndroidApple Store – iOS.

– Clique em entrar com gov.br e efetue o cadastro;

– Na tela inicial do aplicativo, clique em veículos;

– Em seguida, clique em ‘toque aqui’ para adicionar um CRLV;

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

– Digite o número do Renavam e logo depois o código de segurança do CRV.

– Em um novo acesso, basta clicar em  “Licenciamento Digital (CRLV-e)”.

CRLV Digital – Pessoa Jurídica ?

Para Pessoa Jurídica, não há acesso pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

É necessário entrar no Portal de Serviços do Denatran, através do menu “Meus veículos”, e precisa possuir o Certificado Digital ICP-Brasil (A1 ou A3) emitido em nome da pessoa jurídica proprietária do veículo.

Passo a Passo:

– Acesse o Portal de Serviços do Denatran;
– Na tela inicial clique em “Meus veículos”;
– Na sequência serão exibidos os veículos registrados em nome da pessoa jurídica;
– Clique sobre o veículo desejado, em seguida baixe o CRLV nos formatos PDF ou P7S;
– O documento será baixado e você poderá imprimir em folha A4 branca.

 

Como Imprimir e baixar CRLV Digital em SP?

O processo totalmente online direto no site do DETRAN.SP e não é necessário que o motorista compareça a uma unidade do Detran para obter o documento digital.

Passo a Passo: 

1 – Acesse o portal do Detran ou baixe o aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito”
2 – Realize o seu cadastro pessoal;
3 – Faça o login com seu cadastro
4 – Acesse a aba de “Veículos”
5 – Informe o Renavam e o código de segurança do CRV para adicionar o CRLV Digital;

Para isso, é fundamental que o motorista já tenha licenciado seu veículo em 2020. O licenciamento atrasado ou pendência de débitos impossibilita o download do CRLV Digital.

 

Como encontrar o Código de Segurança solicitado?

O número do código de segurança do CRV, solicitado para o acesso ao CRLV digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou imprimir o CRLV-e no portal de serviços do Denatran tem onze caracteres e fica localizado na parte superior direita do documento.

O CRV, antigo Documento Único de Transferência (DUT) e também conhecido como recibo de compra e venda, é um dos documentos emitidos no primeiro emplacamento de qualquer veículo. Ele registra todas as suas características (cor, ano, modelo, renavam, placa, espécie, combustível, etc.) e os dados pessoais do proprietário.

 


Veja mais informações sobre:

 

Quais são os serviços oferecidos pelo aplicativo?

Além de dar aos documentos validade como se fossem os originais impressos, o aplicativo também oferece mais alguns serviços que podem ajudar bastante no dia-a-dia. Esses serviços são:

  • CRLV Digital (Documento do Veículo Digital)
  • Visualização de infrações do condutor e do veículo
  • Consultar histórico da CNH Digital
  • Consultar dados do veículo por meio do CRLV Digital