Como Tomar a 2ª Rodovia da Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito na web – Sem sair de casa

Utilidades

Quantas vezes tú já precisou da 2ª rua da certidão de nascimento, casamento ou óbito de algum familiar ou parente e perdeu horas na fila de um cartório? Dado que nesta hora, graças aos avanços tecnológicos, tú podes requisitar e receber esses documentos sem sair de casa, bastando ter acesso online.
Desde o dia 18 de dezembro de 2013, a ARPEN-SP (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo) disponibiliza o serviço de requisição de 2ª estrada das certidões de nascimento, óbito e casamento na web. A única restrição é que o serviço apenas está disponível nos Estados: do Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo.
Por esse artigo você vai aprender todos as informações do serviço: como dá certo, qual o período de entrega, valores cobrados, reembolso, entre algumas peculiaridades.
Significativo: Gostaríamos de mostrar que o blog GuiaDocumentos.com.br nem tem nenhum vínculo com o prestador de serviços cartorários pela internet, denominado “ARPEN-SP (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo)” nem que recebemos valores de cada ordem por indicação de seus serviços ou análogo. Gostaríamos de dizer, que o postagem em questão, tem um único propósito, que é o de Comunicar o cidadão a respeito um serviço prestado por uma entidade que tem o intuito de simplificar no requerimentos dos serviços supracitados. Inclusive, o web site GuiaDocumentos.com.br, encoraja e apoia que o cidadão pesquise a respeito do serviço, e o prestador do mesmo, em órgãos e sites de defesa do freguês. Que o cidadão baseie-se em análises de outros usuários anteriores do serviço, antes de decidir pelo mesmo.
Como dá certo?
O serviço tem êxito de maneira bem claro. Basta acessar o endereço eletrônico da ARPEN-SP (http://www.registrocivil.org.br), se cadastrar no blog, escolher o documento e o meio de envio (em papel ou digital). Apontar o ofício onde foi feito o registro, fornecer os dados pessoais pra entrega e dados a respeito do documento pretendido. O serviço poderá ser pago em tal grau por boleto na rede bancária ou por cartão de crédito.
Quais tipos de Certidão que o serviço engloba?
Através do sistema, é possível requisitar a segunda estrada da:
Certidão de Casamento
Certidão de Nascimento
Certidão de Óbito
Quais os meios de envio disponíveis?
O serviço de entrega funciona em tão alto grau por meio dos correios (por meio de Carta Registrada com Aviso de Recebimento – AR), caso a opção seja o envio da certidão em papel, ou por rua digital, onde será enviada a certidão assinada digitalmente no endereço de email fornecido no instante da requisição.
Qual a diferença entre a certidão digital e a certidão em papel?
A única diferença entre a certidão em papel e a digital é que a certidão digital é sentenciada principlamente para ser armazenada em meios eletrônicos como pc, pendrive, etc. Trata-se de um arquivo no modelo PDF assinado digitalmente com certificação digital do cartório emissor. Ela tem a mesma validade interessante da certidão em papel, porém não deve ser usada de forma impressa, isso é, ela perde a autenticação cada vez que for impressa. Em vista disso, se tu depender da certidão em papel, solicite-a nessa configuração.
Quanto custa o serviço
Infelizmente o serviço nem é gratuito. Os valores cobrados poderão ser conferidos nos links abaixo:
Certidão em papel
Certidão Eletrônica
Quais os meios de pagamento?
O serviço poderá ser pago por intermédio de boleto bancário ou por cartão de crédito.
Qual o período de entrega?
Tipo de certidãoPrazo de entrega

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Em papelem até 10 dias úteis

Digitalem até 3 dias úteis
O período começa a ser contado pela confirmação do pagamento. Esta confirmação será recebida no endereço de email inscrito no feito da requisição.

Qual a tua opinião sobre isso este serviço? Você localiza que ele vai acudir a existência do cidadão? Não deixe de registrar a sua opinião ou dúvida abaixo. Participe!
Fonte:
ARPEN-SP
Imagem:
FreeDigitalPhotos.net
Salvar

Deixe um Comentário