Inscrições abertas da Olimpíada em História do Brasil da Unicamp para alunos e professores.

Notícias

Interessados em participar da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) podem se inscrever na 16ª edição da competição. As inscrições são gratuitas para estudantes matriculados em escolas da rede estadual de São Paulo e estão abertas até o dia 26 de abril no site oficial. A ONHB é organizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Para participar, é necessário formar uma equipe composta por um professor de história e três alunos do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) ou Médio regular ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A primeira etapa da Olimpíada terá início em 6 de maio. Serão realizadas seis fases online, cada uma com duração de uma semana, além da final presencial marcada para os dias 24 e 25 de agosto, na Unicamp, em Campinas (SP).

Neste ano, os estudantes de escolas públicas que obtiverem as maiores pontuações na ONHB, dentro do nível de ensino — Fundamental ou Médio — e do estado ao qual pertence, poderão receber bolsas de Iniciação Científica Júnior. As bolsas, oferecidas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), terão duração de 12 meses. Em contrapartida, os alunos contemplados deverão participar de, pelo menos, um dos projetos da ONHB realizados em 2024 e 2025.

Equipes competirão dentro dos mesmos níveis

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Uma mudança importante prevista para 2024 é a separação da competição das equipes por níveis. A partir de agora, os grupos formados por estudantes dos ensinos Fundamental e Médio irão competir com equipes compostas por alunos dos mesmos níveis de ensino.

O número de equipes aprovadas em cada fase dependerá da quantidade de inscritos em cada nível de ensino. A quantidade de medalhas entregues na final também permanecerá a mesma: 75 no total.

Como funciona a Olimpíada de História
As seis fases online terão duração de uma semana cada e incluirão questões de múltipla escolha e realização de tarefas. O conteúdo abordado nas questões contempla além da História do Brasil, temas interdisciplinares como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades, entre outros. O formato oferece aos estudantes e professores a oportunidade de discutir temas que geralmente não são abordados em sala de aula ou presentes nos livros didáticos.

A ONHB faz parte do edital “Vagas Olímpicas” da Unicamp. Com base no desempenho, os participantes podem concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da Unicamp, sem a necessidade de prestar vestibular.

Em 2023, a ONHB teve mais de 122 mil inscritos, um número recorde e 60% maior do que o registrado em 2022. O projeto conta com o apoio do Departamento de História da Unicamp, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp, da Associação Nacional de História (Anpuh) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além da participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos.