Aumento de mais de 100% em abordagens: Detran-SP reforça direção segura

Últimas Notícias

O objetivo da Operação Direção Segura Integrada (ODSI) é reduzir e prevenir acidentes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção. Em janeiro, o total de fiscalizações aumentou 109% em relação ao mesmo mês de 2023, totalizando 20.488 veículos abordados em todo o Estado.

Os números das ações de fiscalização mostram que a combinação perigosa entre álcool e direção está diminuindo entre os motoristas. O índice de recusas ao bafômetro aumentou em 12% em janeiro deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, o número de motoristas flagrados dirigindo sob influência de álcool também apresentou um aumento de 12,5% em janeiro.

É importante lembrar que tanto dirigir sob efeito de álcool quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, com multa de R$2.934,70 e processo de suspensão da carteira de habilitação. Em caso de reincidência em 12 meses, a pena é aplicada em dobro e a CNH é cassada.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Em relação aos casos de embriaguez ao volante, o número de casos permaneceu constante em relação a janeiro de 2023, com cinco casos em cada mês. Estes casos são considerados crimes de trânsito e os motoristas flagrados nessa situação são conduzidos ao distrito policial, podendo cumprir seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca.

As ações de fiscalização da ODSI foram realizadas em 30 cidades do Estado de São Paulo em janeiro. Além disso, o Detran-SP segue empenhado em prevenir sinistros e preservar vidas, oferecendo serviços de excelência aos cidadãos e implementando a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas. O órgão é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 32 milhões de veículos registrados e mais de 27 milhões de motoristas habilitados no estado.