IPVA: Proprietários de veículos com placa final 3 devem pagar a terceira parcela até sexta-feira (15)

Últimas Notícias

Proprietários de veículos com placas terminadas em 3: a terceira parcela do IPVA 2024 vence nesta sexta-feira (15) para aqueles que optaram pelo parcelamento. O contribuinte que não pagar o imposto estará sujeito a multa.

O calendário de vencimento de acordo com o final da placa dos veículos teve início em 11 de março e vai até o dia 24 (confira na tabela abaixo). O contribuinte que não efetuar o pagamento estará sujeito a multa.

Assim como no ano anterior, a Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) decidiu manter as datas de vencimento no mesmo dia do mês, a placa 3, por exemplo, tem os próximos vencimentos em 15 de abril e 15 de maio.

A consulta do valor pode ser realizada em qualquer banco ou diretamente no portal da Sefaz-SP, clicando IPVA para caminhões​​​

Os caminhões possuem prazos diferenciados: o pagamento integral foi realizado em janeiro, com desconto de 3%.

Neste mês, a primeira parcela sem desconto deve ser paga até o dia 20, pelos proprietários de caminhões e caminhões-tratores. Todas as placas têm vencimento no mesmo dia. O parcelamento segue em 20 de maio (segunda parcela); 20 de julho (terceira); 20 de agosto (quarta); e 20 de setembro (quinta).

O imposto para essa categoria pode ser pago em cota única sem desconto até 20 de abril. O calendário completo pode ser conferido na tabela abaixo.

Formas de pagamento​​​

Uma novidade para 2024 é o pagamento via Pix. A Sefaz-SP tornou mais ágil, fácil e imediato o pagamento do IPVA, permitindo o recolhimento por meio de QR code em cerca de 800 instituições financeiras. Esse aumento na rede arrecadadora é o principal benefício do Pix para os cidadãos, especialmente para os não bancarizados e para aqueles que preferem os bancos digitais.

Para utilizar essa modalidade, é necessário acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP, informar os dados do veículo e gerar um QR code para efetuar o pagamento. O QR code Pix tem validade de 15 minutos, após os quais expira. Caso não seja feito o pagamento, será necessário gerar um novo QR code (sempre pelo site da Sefaz-SP). Ao escanear o QR code com o aplicativo do banco ou instituição de pagamento, você verá a informação de que o pagamento é destinado à Secretaria da Fazenda e Planejamento, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90 na conta do Banco do Brasil.

As outras opções de pagamento diretamente no banco continuam válidas. Para quitar o IPVA 2024, basta usar o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor). É possível pagar pela internet, débito agendado, nos terminais de autoatendimento ou em outros canais oferecidos pela instituição bancária.

Também é possível efetuar o pagamento em lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento. As operadoras financeiras conveniadas têm autonomia para determinar o número de parcelas e negociar da melhor forma com o contribuinte.

Os valores pagos ao correspondente bancário são repassados imediatamente ao Governo do Estado, sem qualquer desconto ou encargo.

Para mais informações, os proprietários de veículos podem entrar em contato com a Secretaria através do Fale Conosco.

Licenciamento

Os proprietários que desejam antecipar o licenciamento anual devem quitar todos os débitos do veículo, incluindo o IPVA, a taxa de licenciamento e, se necessário, multas de trânsito.

Atraso no pagamento​​

Quem deixar de pagar o imposto estará sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros com base na taxa Selic. Após 60 dias, a multa se fixa em 20% do valor do imposto.

Caso o IPVA permaneça em atraso, a dívida será inscrita na Dívida Ativa e o nome do proprietário será incluído no Cadin Estadual, impedindo-o de aproveitar eventual crédito através do programa Nota Fiscal Paulista. Após a inscrição, a Procuradoria Geral do Estado poderá cobrar a dívida através de protesto.

O atraso no pagamento do IPVA impede a obtenção do novo licenciamento do veículo. Após a data limite estabelecida pelo Detran para o licenciamento, o veículo poderá ser apreendido, com multa aplicada pelas autoridades de trânsito e sete pontos na CNH.

Todas as informações sobre o IPVA podem ser encontradas na página do IPVA no portal da Sefaz-SP.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Automóveis, Camionetas, Caminhonetes, Ônibus, Micro-ônibus, Motos e similares
Mêsmarçoabrilmaio
Parcela3ª Parcela4ª Parcela5ª Parcela
PlacaVencimentoVencimentoVencimento
Final 111/mar11/abr11/mai
Final 212/mar12/abr12/mai
Final 315/mar15/abr15/mai
Final 416/mar16/abr16/mai
Final 517/mar17/abr17/mai
Final 618/mar18/abr18/mai
Final 719/mar19/abr19/mai
Final 822/mar22/abr22/mai
Final 923/mar23/abr23/mai
Final 024/mar24/abr24/mai

 

Caminhões e Caminhões-tratores
Mêsmarçoabrilmaiojulhoagostosetembro
Parcela1ª ParcelaCota Única SEM Desconto2ª Parcela3ª Parcela4ª Parcela5ª Parcela
PlacaVencimentoVencimentoVencimentoVencimentoVencimentoVencimento
Final 120/mar19/abr20/mai20/jul20/ago20/set
Final 2
Final 3
Final 4
Final 5
Final 6