Mulheres são destaque na programação cultural de março no Museu das Favelas

Últimas Notícias
O Museu das Favelas, uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, revelou a sua programação para o mês de março. Este mês será dedicado a homenagear e destacar a presença e contribuição das mulheres, com atividades gratuitas e acessíveis para todas as pessoas.

Slam das Minas

No sábado, dia 9 de março, às 14h, no Jardim, ocorrerá o Slam das Minas, um evento poético com foco em gênero. O evento conta com a participação de Pam Araújo, Apêagá, Ibu Helena, Aflordescendente e Carolina Peixoto. A atividade é recomendada para maiores de 12 anos.

O Baile tá ON!

No dia 16 de março, às 15h, na Instalação Visão Periférica, acontecerá o evento “O Baile tá ON!”. Esta é uma iniciativa do Museu das Favelas que traz artistas da música periférica para dinamizar os espaços expositivos da instituição, com mediação do Núcleo de Educação. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Museu das Favelas.

Festa de Favela

No dia 23 de março, às 14h, também no Jardim, está programada a Festa de Favela com a participação do Maracatu Baque Atitude, um grupo formado por jovens da periferia da zona sul de São Paulo. O evento será encerrado com um pocket show de voz e violão com a cantora Luiza Akimoto. Durante toda a festa, haverá uma feira de empreendedorismo.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Pesquisa de Cria: Encontro de Saberes

No dia seguinte, acontecerá mais uma edição do Pesquisa de Cria: Encontro de Saberes. Dessa vez, Juliana Bartholomeu, mestre em Ciências Sociais pela Unifesp, apresentará sua dissertação “Epistemologias negras: insurgências e deslocamentos intelectuais em Sueli Carneiro e Lélia Gonzalez”. A pesquisa destaca a influência das intelectuais e autoras na transformação histórica e social do Brasil. O evento também contará com a presença do Grupo Amigas do Samba. A atividade terá lugar no Espaço Chave, às 14h.

Exposição Virtual

No dia 30 de março, o Museu promoverá a exposição virtual “O Samba merece um palácio”, com curadoria e mediação do educador Weverton Camargo. A exposição visa resgatar e celebrar a história do samba paulistano, destacando sua importância cultural, social e política na formação da identidade da cidade de São Paulo.

Exposições em Cartaz

A exposição ‘Favela-Raiz: Uma Ocupação Manifesto’, que apresenta cinco instalações, ainda está aberta ao público, destacando a força e ancestralidade feminina. Além disso, as exposições ‘Retratos e histórias de cooperação e voluntariado’ e ‘Rap em Quadrinhos’ permanecem em cartaz.

Natália Cunha, diretora do Museu das Favelas, destaca: “A programação de março celebra e valoriza o protagonismo das mulheres, iluminando os caminhos para um mundo onde todas as vozes são ouvidas e valorizadas. Do Baile ao Slam, do Maracatu ao samba, diversas conexões são exploradas para enaltecer as mulheres das culturas e das favelas”.

O Educativo realiza visitas mediadas mediante agendamento prévio. Para agendar, acesse o formulário disponível no site a partir da primeira terça-feira do mês anterior. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected].