Participantes das competições incluem alunos com deficiência física, intelectual ou visual em 14 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas 3 X 3, bocha paralímpica, futebol de 5, futebol de 7 (PC), goalball, judô, natação, parabadminton, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado, parataekwondo e halterofilismo.
“Este evento não se resume a uma competição, é uma celebração do potencial ilimitado de nossos jovens atletas com deficiência e um marco na inclusão social e no esporte. Estamos comprometidos em proporcionar igualdade de oportunidades e reconhecimento, pois acreditamos que o esporte é uma ferramenta poderosa de transformação social. Encorajamos todos os estudantes elegíveis a se inscreverem e fazerem parte desta jornada inspiradora. Juntos, vamos descobrir e apoiar os novos talentos do esporte paralímpico”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
Além de promover a integração entre os estudantes de todo o estado, os Jogos Escolares têm como objetivo descobrir novos talentos que possam ser indicados para participar dos programas “Bolsa Talento Esportivo” e “Centro de Excelência Esportiva”, da Secretaria de Esportes. Os Jogos também incentivam a prática esportiva por jovens com deficiência nas escolas, além de selecioná-los para as Paralimpíadas Escolares.
“Esta etapa paralímpica do JEESP é uma conquista significativa para a comunidade esportiva. Mostra o comprometimento do poder público em ampliar o paradesporto em todo o país, criando novos recursos para promover essa prática. O Governo de São Paulo está cumprindo seu papel em promover inclusão e integração por meio do esporte”, destaca a secretária de Esportes, coronel Helena Reis.