Equipes da SGGD firmam acordos com 66 novos municípios do SEI Cidades SP.GOV.BR em menos de duas semanas.

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Em menos de duas semanas, equipes da Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) firmaram acordos com 66 novos municípios que aderiram ao SEI Cidades SP.GOV.BR, plataforma de gestão eletrônica de documentos e processos operada pelo Governo de São Paulo desde o ano anterior. O aumento na adesão ocorreu após o evento de lançamento do programa, que aconteceu na SGGD em 28 de fevereiro.

Gerida pela SGGD no Estado de São Paulo, o SEI (Sistema Eletrônico de Informações) foi desenvolvido pelo TRF-4 e faz parte da Estratégia de Governo Digital do Estado, que guia as ações para consolidar a transformação digital por meio do SP.GOV.BR. Dentro dessa estratégia, conforme o decreto 67.799/23, estão estabelecidos sete princípios: disponibilidade, universalidade, automação, desburocratização, interoperabilidade, privacidade, segurança da informação e integridade.

“O SEI Cidades SP.GOV.BR é o maior projeto de integração tecnológica do país. Isso vai permitir, por exemplo, que os municípios enviem informações para outras cidades, para o governador do Estado e até para a Presidência da República”, afirmou o subsecretário de Governo Digital, Thiago Waltz, da SGGD.

Nas próximas semanas, equipes lideradas pela responsável pelo squad SEI Cidades, Letícia Bacalhau, estarão percorrendo o Estado. Entre os dias 11 e 15 de fevereiro, participarão do Congresso de Municípios, que será realizado em São José dos Campos.

Juntos, os habitantes dos 66 municípios que aderiram ao SEI Cidades totalizam 5,7 milhões de pessoas, provenientes de 13 regiões administrativas diferentes do Estado.

Saiba mais sobre o SEI

O SEI Cidades SP.GOV.BR utiliza o Sistema Eletrônico de Informações, que já está em funcionamento em 100% do governo paulista: existem 253,1 mil usuários autorizados, processando cerca de 4,6 milhões de processos e documentos administrativos entre os 84 órgãos e autarquias estaduais.

Operado pela SGGD em colaboração com a Prodesp, o SEI agiliza processos internos, reduz o consumo de papel, otimiza tempo e recursos, e ainda facilita o acesso dos cidadãos aos serviços governamentais de forma mais rápida e simples.

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Com a implementação do SEI no Governo de São Paulo, a economia de papel equivale a 43,6 mil pés de eucalipto. O acesso ao SEI Cidades é gratuito. Para mais informações sobre o programa, acesse o site sei.cidades.sp.gov.br.

Veja as cidades que já aderiram

Região Metropolitana de São Paulo (19 cidades): Arujá, Cajamar, Carapicuíba, Embu das Artes, Guararema, Itapevi, Itaquaquecetuba, Juquitiba, Mairiporã, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santana de Parnaíba, Santo André, São Lourenço da Serra, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.
Região Administrativa de Campinas (3): Americana, Rio Claro e Santo Antônio do Jardim.
Ribeirão Preto (2): Pradópolis e Sertãozinho.
Vale do Paraíba (20): Arapeí, Areias, Bananal, Caçapava, Campos do Jordão, Cruzeiro, Cunha, Igaratá, Lagoinha, Lavrinhas, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Queluz, Redenção da Serra, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Silveiras e Ubatuba.
Vale do Ribeira (8): Barra do Turvo, Cajati, Ilha Comprida, Itariri, Juquiá, Pariquera-Açú, Pedro de Toledo e Registro.
Araçatuba (3): Guaraçaí, Penápolis e Suzanápolis.
São José do Rio Preto (5): Mirassol, Ouroeste, Rubinéia, Santa Clara d’Oeste e Três Fronteiras.
Outras regiões administrativas: Sorocaba, Cajobi (RA de Barretos), Chavantes (Marília), Fernando Prestes (Central), Itirapuã (Franca) e Guaimbê (Bauru).

Transformação digital

A Secretaria de Gestão e Governo Digital é o órgão central do Governo de São Paulo responsável por desenvolver soluções e práticas para tornar os serviços públicos cada vez mais ágeis, digitais e transparentes. Seu principal objetivo é simplificar a vida dos cidadãos e dos servidores públicos, além de desburocratizar o governo do Estado de São Paulo.

Criada em 2023, a pasta tem como foco três pilares transversais: definir as regras centrais do Governo estadual em Gestão Pública, Gestão de Pessoas e Transformação Digital. Internamente, a SGGD supervisiona ainda cinco órgãos públicos (Prodesp/Poupatempo, Detran, Iamspe, SPPrev e PrevCom) e administra o Patrimônio e o Arquivo Públicos do Estado de São Paulo.