E.E. Professor Mauro de Oliveira implementa novas medidas para 2024: nova matriz curricular e apoio de IA para corrigir redações.

Últimas Notícias

O ano letivo para 3 milhões de alunos da rede estadual de ensino começa na próxima quinta-feira (15) nas mais de 5.000 escolas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). Para ajudar no retorno à rotina de estudos e atividades, a Coordenadoria Pedagógica da Educação, a Coped, preparou uma série de dicas e orientações voltadas a estudantes e familiares.

Atenção ao relógio

A primeira dica é estar atento ao relógio. Para que ninguém cochile nos primeiros dias de aula, principalmente os estudantes que estudam no período da manhã, a sugestão é programar o despertador nos dias anteriores para que o corpo se acostume com o horário das aulas.

Cantinho de estudos



Outra sugestão é criar um “cantinho de estudos” em casa. O espaço servirá para leitura e escrita, aproximando a família do cotidiano escolar dos filhos. Os pais e responsáveis podem acompanhar o desempenho escolar dos alunos por meio da Secretaria Escolar Digital, no portal sed.educacao.sp.gov.br. O usuário e senha podem ser solicitados diretamente na secretaria das 5.000 escolas estaduais.

Novidades para 2024

Entre as novidades para 2024, alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio serão recepcionados com uma nova matriz curricular, mais alinhada às expectativas e demandas da rede.

Educação financeira e tecnologia

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Para os alunos mais novos, na última etapa do Ensino Fundamental, a novidade será a implantação das aulas de educação financeira, aumento do número de aulas de tecnologia e inovação e criação da disciplina de orientação de estudos.


Aulas ampliadas

No Ensino Médio, o tempo dedicado ao aprendizado de língua portuguesa será ampliado em 60%, enquanto o de matemática terá um aumento de 70%. Além disso, nesta fase do ensino, os alunos terão a volta de mais aulas de física, geografia e história.

Inteligência artificial

O ensino-aprendizagem de língua portuguesa chega em 2024 com mais um aliado, o uso de inteligência artificial para apoiar professores na correção das produções textuais na plataforma Redação Paulista.

Assistente de correção virtual

A Seduc-SP implementou, no fim de 2023, uma assistente de correção virtual para auxiliar professores na revisão dos textos da plataforma Redação Paulista. A iniciativa visa ampliar a qualidade e quantidade de produções textuais, contribuindo para os índices em avaliações como o Saresp e o Ideb.

Escola para todos

Quem estiver fora da rede ou veio de outro Estado durante as férias ainda pode se matricular nas escolas estaduais de SP. A regra vale também para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Matrículas

Para se matricular na rede estadual para este ano, o responsável legal ou maior de 18 anos pode realizar a inscrição presencialmente em qualquer escola estadual ou no balcão de atendimento do Poupatempo, apresentando RG, histórico escolar e comprovante de residência.