Desenvolve SP: linhas de crédito para empresários incentivam a geração de empregos

A Desenvolve SP – agência de fomento paulista vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico – uniu esforços com micro, pequenos e médios empreendedores de diversos setores e gestores públicos para impulsionar a criação de empregos e o aumento da renda da população.

Entre os projetos financiados pela agência estão a modernização de sistemas com menor emissão de poluentes, recapeamento, pavimentação, construção de centros comerciais e hospitais, reforma de barcos de turismo e saneamento básico.

Dados do IBGE e da Fundação Seade mostram que em 2023, o estado de São Paulo teve a menor taxa de desemprego dos últimos 9 anos, atingindo 7,5%. Além disso, esse índice foi inferior à média nacional, que foi de 7,8%. São Paulo também liderou o número de empregos formais em 2023, com 11,4 milhões de trabalhadores, seguido por Minas Gerais (4,3 milhões) e Rio de Janeiro (3,1 milhões).

De janeiro de 2023 a janeiro de 2024, a agência atendeu mais de 1,6 mil micro, pequenas e médias empresas de diversos setores. Esses investimentos tiveram impacto direto na geração de empregos, como em serviços gerais, restaurantes, lojas de vestuário, hotéis e na infraestrutura das vias municipais.

“Estamos comprometidos em proporcionar um ambiente de negócios atraente, saudável e competitivo para os setores público e privado. Oferecemos uma estrutura que promove o crescimento e o desenvolvimento socioeconômico das cidades, aumenta a capacidade produtiva das empresas e gera e mantém empregos”, afirma Gustavo José Melo Santos, diretor da área de Negócios e Fomento da agência.

Como a Desenvolve SP pode auxiliar?

A Desenvolve SP oferece linhas de crédito para incentivar micro, pequenas e médias empresas, assim como a execução de projetos nos setores públicos, com gestão das prefeituras.

Através do formulário disponível no site da Desenvolve SP, a equipe responsável analisará a proposta de financiamento, enquadramento nas linhas de crédito, capacidade de pagamento de acordo com as obrigações legais, entre outros. Não é preciso intermediários.

O crédito pode ser utilizado para expandir o negócio, modernizar equipamentos, fazer retrofit, construir usinas de painéis solares e trocar lâmpadas comuns por LED.

Com taxas reduzidas e prazos de pagamento mais longos do que os oferecidos pelo mercado financeiro privado, a Desenvolve SP acredita no potencial de crescimento das organizações paulistas.