Concurso de redação estudantil sobre mudança climática é lançado em SP

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) promovem concurso de redação sobre mudanças climáticas

No Dia Mundial do Meio Ambiente, foi lançado o concurso de redação das escolas estaduais voltado para conscientização sobre mudanças climáticas. Alunos de todos os níveis escolares podem participar e concorrer a prêmios.

Governador e Secretária participam do lançamento

O governador Tarcísio de Freitas e a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, estiveram presentes no lançamento do concurso, que faz parte das ações da Semana do Meio Ambiente da Semil.

Foco nas ações e objetivos de desenvolvimento sustentável

O concurso tem como objetivo engajar os estudantes em discussões sobre mudanças climáticas, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU para 2030 e com planos estaduais, como o Plano Estadual de Adaptação e Resiliência Climática e o Projeto Escola Mais Segura em Educação para a Redução de Riscos e Desastres.

Regulamento e orientações para as escolas participantes

Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio podem participar. As escolas receberão o regulamento entre os dias 17 e 28 de junho, com orientações para participação a partir de julho e agosto, no retorno às aulas do segundo semestre.

Coordenação e importância do concurso

A Escola de Formação dos Profissionais da Educação e o Centro de Referência em Educação coordenam o concurso, destacando sua relevância como ferramenta pedagógica para promover a conscientização sobre as mudanças climáticas.

Fases do concurso e premiações

O concurso terá três etapas: escolar, regional e estadual, com seleção final pela equipe técnica da Seduc-SP e da Semil para premiar os melhores trabalhos em cada categoria por nível de ensino. A premiação está prevista para o fim do ano.

Exemplo de projeto socioambiental em escola estadual

Alunos da Escola Estadual Professora Alzira Valle Rolemberg já estão engajados em um projeto de recuperação do córrego Piedadinha, que envolve atividades socioambientais desde 2022. Ações como plantio de mudas nativas e melhorias no entorno da escola são exemplo de iniciativas sustentáveis.