Última parcela do IPVA 2024 dos veículos com placa final 9 vence nesta quinta (23)

Últimas Notícias

Os donos de veículos devem ficar atentos ao calendário do IPVA 2024: em maio vence a quinta (e última) parcela para os que escolheram o parcelamento. Hoje, quinta-feira (23), é o prazo final para o pagamento do IPVA referente à placa terminada em 9.

Quem não pagar o imposto estará sujeito a multa. O calendário vai até o dia 24 (confira na tabela abaixo).

Para verificar o valor, é possível consultar em qualquer banco ou diretamente no site da Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), clicando aqui, utilizando o número do Renavam e a placa do veículo.

IPVA para caminhões

Os caminhões possuem prazos diferentes e a segunda parcela deve ser paga até 20 de maio – o calendário completo está disponível abaixo.

Formas de pagamento

A grande novidade para 2024 é o pagamento via PIX. A Sefaz-SP tornou o pagamento do IPVA mais rápido, fácil e imediato, permitindo que seja feito por meio de QR code em cerca de 800 instituições financeiras. Esse aumento na rede de arrecadação é o principal benefício do Pix para os cidadãos, especialmente para aqueles sem conta em grandes bancos tradicionais, preferindo os bancos digitais.

Para utilizar essa opção, é preciso acessar a página do IPVA no site da Sefaz-SP, informar os dados do veículo e gerar um QR code para o pagamento. O QR code PIX é válido por 15 minutos e, após esse prazo, expira. Caso não seja utilizado, será necessário gerar um novo QR code (sempre através do site da Sefaz-SP). Ao ler o QR code com o aplicativo do banco ou da instituição de pagamento, irá aparecer a informação de que o pagamento é destinado à “Secretaria da Fazenda e Planejamento”, com o CNPJ 46.377.222/0003-90 na conta do Banco do Brasil.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

As demais formas de pagamento diretamente nos bancos continuam disponíveis. Para quitar o IPVA 2024, basta utilizar o número do RENAVAM. O pagamento pode ser feito pela internet, débito agendado, nos terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pelo banco.

Também é possível pagar em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento. As instituições financeiras conveniadas possuem autonomia para definir o número de parcelas e ajustar a melhor negociação com o contribuinte.

Os valores pagos ao correspondente bancário são repassados imediatamente ao Governo do Estado, sem nenhum desconto ou encargo.

Para mais informações, os proprietários de veículos podem contatar a Secretaria pelo canal Fale Conosco.

Licenciamento

Os donos que desejarem antecipar o licenciamento anual precisam quitar todos os débitos do veículo, incluindo o IPVA, a taxa de licenciamento e, se houver, multas de trânsito.

Atraso no pagamento

Quem deixar de pagar o imposto estará sujeito a uma multa de 0,33% ao dia de atraso, além dos juros de mora com base na taxa Selic. Após 60 dias, a multa é fixada em 20% do valor do imposto.

Caso a inadimplência persista, o débito será inscrito na dívida ativa, e o nome do proprietário será incluído no Cadin Estadual, o que o impede de aproveitar possíveis créditos ao solicitar a Nota Fiscal Paulista. Após a inscrição do débito de IPVA, a Procuradoria Geral do Estado poderá cobrá-lo por meio de protesto.

A inadimplência do IPVA impede a realização de um novo licenciamento para o veículo. Após a data limite fixada pelo Detran para o licenciamento, o veículo poderá ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na CNH.

Todas as informações sobre o IPVA podem ser encontradas na página do IPVA no site da Sefaz-SP.

Confira o calendário do IPVA: