Programação especial no mês de junho celebra os 80 anos de Chico Buarque na MIS

Últimas Notícias

O mês de junho marca o aniversário de um dos maiores cantores e compositores brasileiros de todos os tempos, Chico Buarque, que completa oitenta anos em 19 de junho. O MIS, instituição ligada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, preparou a programação especial CHICO 80 para celebrar essa data, com uma série de eventos temáticos ao longo do mês. Além dos programas fixos do museu, como o Cinematographo, Cine Kids e Estéreo MIS, haverá novidades, como o lançamento do CD “Claudette canta Chico”, interpretado por Claudette Soares.

A trajetória de Chico Buarque não se resume apenas a uma obra vasta e diversificada, mas também reflete sua posição como figura de resistência e consciência social. Sua música e arte são testemunhos de seu compromisso em retratar as realidades e sonhos do povo brasileiro, deixando um legado que ecoará por muitas gerações. O especial CHICO 80 celebra essa obra singular e rica do compositor ao longo de seus sessenta anos de carreira em diversas áreas.

Programação CHICO 80

9 de junho, às 14h | Cine Kids + Oficina Educativo MIS: “Os saltimbancos trapalhões”

O Cine Kids de junho, em homenagem aos oitenta anos de Chico Buarque, apresentará um dos filmes de maior sucesso na carreira dos Trapalhões. “Os saltimbancos trapalhões” (dir. J.B. Tanko, 1981) traz o quarteto famoso formado por Didi, Dedé, Mussum e Zacarias em uma história teatral traduzida e adaptada por Chico Buarque, inspirada na fábula “Os músicos de Bremen” dos irmãos Grimm. Além dos comediantes, o filme conta com atuações de Lucinha Lins, Mário Cardoso, Mila Moreira e do músico Ivan Lins.

Logo após a exibição, o Núcleo Educativo do MIS promoverá a oficina “Au, au, au, ió, ió, ió, miau, miau, miau, có có ró có”, na qual as crianças poderão criar suas próprias máscaras inspiradas nos animais protagonistas.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

13 de junho, às 20h | Doc.MIS: “Uma noite em 67”

O Doc.MIS de junho exibirá “Uma noite em 67” (2010), filme de Renato Terra e Ricardo Calil, que analisa um dos festivais de música brasileira mais polêmicos e instigantes, o 3º Festival de Música Popular Brasileira, realizado em outubro de 1967. O festival contou com artistas como Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, entre outros ícones da cultura nacional.

16 de junho, às 15h | Cinematographo: “Ópera do malandro”

O Cinematographo apresentará o filme “Ópera do malandro”, dirigido por Ruy Guerra em 1985, baseado no espetáculo homônimo escrito por Chico Buarque. O filme contará com uma trilha sonora ao vivo dos músicos Cíntia Gasparetti, Cris Cunha, Tâmara David, Paulo Viel e Eduardo Contrera.

16 de junho, às 16h | CineCiência: “Raízes do Brasil”

O CineCiência exibirá a cinebiografia de Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982), pai de Chico Buarque, lançada em 2004 por Nelson Pereira dos Santos. O filme mescla imagens de arquivo e encontros familiares para revelar a personalidade e o horizonte intelectual do autor de “Raízes do Brasil”. Após a sessão, haverá um debate com a participação do professor Pedro Meira Monteiro.

22 de junho, às 20h | Lançamento do CD “Claudette canta Chico” + show + sessão de autógrafos

Claudette Soares lançou o álbum “Claudette canta Chico” em março de 2024, em celebração aos oitenta anos do artista. O repertório inclui canções de toda a carreira de Chico Buarque, interpretadas com o estilo único de Claudette. O lançamento no MIS terá um show da artista e sessão de autógrafos.

27 de junho, às 19h | Clube do Filme do Livro: “Benjamim”

O Clube do Filme do Livro de junho exibirá “Benjamim” (2004), dirigido por Monique Gardenberg, adaptação do livro de Chico Buarque. A diretora e roteirista Monique Gardenberg participará do evento para discutir a obra sob a ótica da adaptação cinematográfica.

28 de junho, às 21h | Estéreo MIS: Ayrton Montarroyos

O Estéreo MIS receberá Ayrton Montarroyos, artista que ganhou destaque após um vídeo de sua interpretação da música “Olhos nos olhos” viralizar. Com participação especial do compositor e pianista Nelson Ayres, o show promete ser uma experiência única.