Programação do Revelando SP: Tributo a Rolando Boldrin e Barra de Saia

Últimas Notícias

O maior festival de valorização da cultura tradicional paulista, o Revelando SP, determinou a programação de shows para sua edição em São José dos Campos. Organizado pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte, o evento acontecerá no Parque Roberto Burle Marx (Parque da Cidade), de 4 a 7 de julho (quinta a domingo), com entrada gratuita.

A programação do festival já havia anunciado os shows de abertura e encerramento, que serão realizados pela dupla Teodoro & Sampaio, com mais de quatro décadas de carreira, e Sá e Guarabyra, com mais de 50 anos de trajetória.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP terá estande recheado de atividades na Gamescom Latam

A programação conta com a presença feminina, incluindo shows do grupo de música sertaneja Barra da Saia, indicado ao Grammy Latino, e da cantora Carolina Soares, conhecida por interpretar samba e outras vertentes da música brasileira.

O Revelando SP em São José dos Campos também terá um Tributo a Rolando Boldrin, apresentador, ator, cantor, escritor e compositor que faleceu em 2022. O show contará com participações de Tuia, Zé Geraldo, Mazinho Quevedo, Sandro Bacelar, Grupo Paranga e o ator Rodrigo Mangal.

Boldrin, que se apresentou nas edições do Revelando SP em 2019 e 2022, foi um dos grandes divulgadores da cultura caipira. Em seus programas de televisão, ele deu visibilidade à música sertaneja, contava histórias, dançava e apresentava peças teatrais e minidocumentários sobre assuntos relacionados à vida no campo.

“O Revelando é um espaço de celebração da herança cultural paulista. O evento promove a troca de experiências, a conexão entre comunidades, a expressão dos conhecimentos e habilidades, e a criação de oportunidades de geração de renda para diversas famílias envolvidas em diversas expressões culturais – seja na culinária, artesanato, música ou performances”, ressaltou a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.

LEIA TAMBÉM: SP abre inscrições de propostas para o Prêmio São Paulo de Literatura

“É inegável que nosso saudoso Sr. Brasil é a essência do Revelando SP. Homenagear sua vida e seu legado no festival significa homenagear todos os participantes do Revelando SP, que, assim como Boldrin, mantêm vivas nossas tradições, transmitindo-as para as futuras gerações”, avalia Gláucio Franca, diretor geral da Associação Paulista dos Amigos da Arte.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Confira a programação completa de shows do Revelando SP:

4 de julho, quinta-feira

20h30 – Teodoro & Sampaio

5 de julho, sexta-feira

20h30 – Barra da Saia

6 de junho, sábado

16h – Carolina Soares

20h30 – Tributo a Rolando Boldrin com Tuia, Zé Geraldo, Mazinho Quevedo, Sandro Bacelar, Grupo Paranga e Rodrigo Mangal

7 de julho, domingo

18h – Sá e Guarabyra

A programação completa do Revelando SP em São José dos Campos, incluindo todos os participantes de artesanato, culinária e manifestações da cultura tradicional, será divulgada em breve.

Sobre o Revelando SP

O Revelando SP, com mais de 55 edições ao longo de quase três décadas, proporciona ao público uma imersão nas tradições do estado de São Paulo. O festival destaca produções artesanais, culinária típica e manifestações culturais como moda de viola, cultura tropeira, catira, congada, música e dança de povos originários. São saberes transmitidos de geração em geração que representam a riqueza e diversidade cultural paulista. Além disso, o Revelando SP é uma vitrine para grandes nomes da música brasileira.

Na área culinária, o Revelando SP sempre oferece uma variedade de quitutes, com diversas preparações à base de milho, banana e amendoim, compotas, doces cristalizados, bolinhos, pastéis, queijos, sanduíches, galinhada, feijão tropeiro e pratos com nomes e histórias curiosas – que proporcionam conversas com os expositores para conhecer as origens dessas tradições.

Os artesãos levam esculturas feitas em uma variedade de materiais ao festival, como arte sacra, tapetes, bolsas, entalhes, bordados, tecelagem, arte em fibras, cipós, papel e palha, apresentando ao público a arte produzida em todo o estado por sertanejos, caiçaras, povos originários e quilombolas.

As expressões artísticas são representadas por modas de viola, congada, catira, folia de reis, jongo, fandango, cururu, moçambique, dança cigana, samba de bumbo, coral indígena, violeiros, música caipira, bonecões e muito mais.

Cinco edições em 2024

Em 2024, o Revelando SP foi expandido e terá um total de cinco edições, levando a cultura tradicional paulista a mais regiões do estado:

  • Barretos – 17 a 19 de maio
  • Iguape – 14 a 16 de junho
  • São José dos Campos – 4 a 7 de julho
  • Presidente Prudente – 9 a 11 de agosto
  • São Paulo – 12 a 15 de setembro