As inscrições para o concurso Mister IPGG foram prorrogadas até a próxima sexta-feira (26), promovido pelo Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia “José Ermírio de Moraes” (IPGG), unidade da Secretaria de Estado de Saúde (Ses). A premiação está marcada para o dia 9 de agosto.
O objetivo do evento é incentivar o autocuidado e bem-estar em homens acima dos 60 anos, com categorias como Mister IPGG 2024, Mister Simpatia, Mister Beleza, Mister Sorriso, Mister Elegância e Mister Timidez. A cerimônia é aberta ao público e pode ser acompanhada presencialmente, sujeita à disponibilidade de vagas.
O concurso, organizado pelo Governo de São Paulo, busca promover a autoestima na terceira idade e quebrar estereótipos sobre cuidados com a aparência e a saúde mental masculina. Cassia Sgarioni Ujihara, diretora do Núcleo de Eventos, destaca que o Concurso Mister IPGG combate o preconceito etário e incentiva os homens a priorizarem o bem-estar físico e mental no envelhecimento.
Os idosos selecionados passam por um curso preparatório com orientações sobre cuidados com o corpo, pele, unhas, cabelo, alimentação e os benefícios de um estilo de vida saudável. O evento também promove a socialização e oferece oportunidades de trabalho na área da moda, através da visibilidade proporcionada pelo concurso.
Para Dr. Nilton da Silva Guedes, gerente do Centro de Convivência do Instituto, o concurso é uma forma de combater o preconceito etário e ressaltar os aspectos positivos da terceira idade. Ele destaca que envelhecer bem é um privilégio que deve ser celebrado e que os homens acima de 60 anos merecem ser valorizados por sua sabedoria e contribuição para a sociedade.
As inscrições podem ser feitas pessoalmente no prédio do Instituto na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 34, São Miguel Paulista. Para inscrições online, é necessário preencher o formulário disponível em: https://forms.office.com/r/eVumpkitqz
LEIA TAMBÉM: Butantan: entenda a importância da vacina da gripe em idosos
Bem-estar na terceira idade
Carlos Manoel Estimado Corga, de 67 anos, eleito Mister Sorriso na última edição do IPGG, destaca a felicidade que sentiu ao desfilar e fazer novas amizades no concurso. Apoiado pela esposa, ele acredita que o evento eleva a autoestima dos participantes e desafia os estigmas relacionados ao envelhecimento.
Atualmente atuando como motorista de aplicativo, Carlos ressalta a importância do IPGG em mostrar que mesmo na “melhor idade”, as pessoas acima de 60 anos continuam contribuindo para a sociedade. Ele enfatiza a necessidade de cuidar de si mesmo e aproveitar a vida da melhor maneira possível.
Miguel Alves, aposentado de 73 anos e Mister IPGG 2019, relembra com alegria a participação no concurso e destaca a importância de manter a autoestima na terceira idade. Para Miguel, a valorização do idoso, a socialização e a felicidade são as principais mensagens transmitidas pelo IPGG.
Ele encoraja aqueles que desejam participar a não terem receio, pois o intuito do concurso é promover a interação, a alegria e a diversão entre os idosos. A beleza não é o foco principal, mas sim o enriquecimento das relações interpessoais e o bem-estar de todos os participantes.