Metrô São Paulo

Utilidades

A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô foi constituída no dia 24 de abril de 1968. É controlada pelo Governo do Estado de São Paulo sob gestão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM).

É responsável pela operação e expansão de rede metroviária e pelo planejamento de transporte metropolitano de passageiros da Região Metropolitana de São Paulo.

Metro São Paulo

A rede metroviária da cidade de São Paulo é composta por 6 linhas, totalizando 96 km de extensão e 84 estações. Está integrada à CPTM nas estações Luz, Tamanduateí, Brás, Palmeiras-Barra Funda, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros e Santo Amaro e aos outros modais de transporte na cidade de São Paulo.

O Metrô de São Paulo é responsável pela operação das Linhas 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente  Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera – Palmeiras-Barra Funda) e o Monotrilho da Linha 15-Prata (Vila Prudente – Vila União), somando 64,7 km de extensão e 58 estações.

A Linha 4-Amarela é operada pela Via Quatro em regime de PPP desde 2010. Possui 11,4 km de extensão e 10 estações.

A Linha 5-Lilás passou a ser operada em regime de concessão pela Via Mobilidade em 04 de agosto de 2018. Possui 20 km e 16 estações.

Em 2017, a rede metroviária atingiu a marca de 1,3 bilhão de passageiros transportados, sendo que o Metrô de São Paulo foi responsável pelo transporte de 1,1 bilhão desses passageiros, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço prestado no transporte público de passageiros sobre trilhos.

MISSÃO
Oferecer transporte público com qualidade e cordialidade, através de uma rede que está cada vez mais perto para levar as pessoas cada vez mais longe.

VISÃO

Permanecer como a opção preferencial de transporte na região metropolitana de São Paulo, oferecendo serviços de qualidade e cada vez mais atentos às necessidades do cidadão.
É com presteza, cordialidade e respeito que vamos tornar a viagem das pessoas uma experiência ainda mais agradável.

VALORES

  • Rapidez
  • Confiabilidade
  • Interesse público
  • Inovação
  • Economia
  • Segurança
  • Sustentabilidade
  • Mobilidade

Mapa Metrô São Paulo

Metro São Paulo Mapa

Metrô São Paulo Trabalhe Conosco

O Metrô oferece oportunidades de emprego por concurso, de estágio por meio de seleção pública, além da vivência do dia-a-dia do Metrô, por meio de programas voltados à Inclusão para o Trabalho, Programa Jovem Cidadão e Programa Aprendiz, com o objetivo de promover a qualificação do jovem.

O Metrô, em atendimento às constituições federal e estadual, seleciona os seus candidatos por meio de concursos públicos, que são regidos por editais divulgados na Imprensa Oficial do Estado, nos jornais específicos e no site do Metrô.

Se você tem interesse em ser empregado do Metrô fique atento às publicações dos editais. O Metrô não trabalha com análise de curriculum.

Para obter informações sobre concursos, consulte a página Concursos Públicos.

Para participar do Programa de Educação para o Trabalho – Jovem Cidadão no Metrô.

O Programa de Educação para o Trabalho é realizado em parceria com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) – Programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho. Direcionado para jovens de baixa renda que são contratados como estagiários, pelo período máximo de um ano, tem o objetivo de desenvolvê-los e prepará-los para o mercado de trabalho. O interessado deverá cursar o ensino médio na rede pública estadual e ter entre 16 e 21 anos.

As inscrições poderão ser feitas:

  • No site Meu Primeiro Trabalho
  • Nos postos de atendimento do Poupatempo (Osasco, Itaquera, Santo Amaro, São Bernardo e Guarulhos).

Informações: Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, email: [email protected]

Linhas Metrô São Paulo

O sistema de transporte ferroviário de São Paulo é certificado pelas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001. Tem cinco linhas gerenciadas pela Companhia do Metropolitano de São Paulo e uma administrada pela empresa privada ViaQuatro, a Linha 4, através de um contrato de concessão por trinta anos.

O sistema de metrô de São Paulo transporta cerca de 4,5 milhões de passageiros por dia e é composto por seis linhas em código de cores: Linha 1–Azul, Linha 2–Verde, Linha 3–Vermelha, Linha 4–Amarela, Linha 5–Lilás e Linha 15–Prata.

Outra empresa, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), atende 23 municípios, com linhas de transporte ferroviário pesado suburbano, que somam sete linhas (7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13), totalizando 273 quilômetros de comprimento, que servem 94 estações e transportam 2,8 milhão de passageiros por dia.

O Metrô e a CPTM estão integrados por meio de várias estações. A CPTM e o Metrô operam como empresas estatais e receberam prêmios nos últimos anos como um dos sistemas mais limpos do mundo pela ISO 9001.

Metrô São Paulo Linha 1 Azul

A Linha 1–Azul do Metrô de São Paulo, denominada originalmente Linha Norte–Sul, compreende o trecho definido pelas estações Tucuruvi e Jabaquara, em São Paulo, no Brasil. Esta foi a primeira linha construída pelo Metrô, iniciada no final da década de 1960 e inaugurada do começo dos anos 1970. Foi também a primeira linha de metropolitano a ser construída no Brasil.

Conheça as estações Linha 1 Azul

Metrô São Paulo Linha 2 Verde

A Linha 2–Verde do Metrô de São Paulo é constituída pelo trecho compreendido entre as estações Vila Madalena e Vila Prudente. A linha é também chamada de Linha da Paulista, por percorrer a Avenida Paulista, um dos principais centros financeiros de São Paulo. Apesar de ser chamada de Linha 2, ela foi a terceira a ser construída — a segunda, na verdade, foi a atual Linha 3–Vermelha.

Conheça as estações Linha 2 Verde

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Metrô São Paulo Linha 3 Vermelha

Metrô São Paulo Linha 3 Vermelha

Conheça as estações Linha 3 Vermelha

Metrô São Paulo Linha 4 Amarela

A Linha 4–Amarela do Metrô de São Paulo, originalmente chamada de Linha Sudeste–Sudoeste, compreenderá, quando finalizada, o trecho definido pelas estações Luz e Vila Sônia. É administrada pela empresa ViaQuatro, pertencente ao grupo CCR, que venceu a concessão por trinta anos. É a primeira linha de São Paulo a ser operada pela iniciativa privada.

O primeiro trecho, entre as estações Faria Lima e Paulista, foi inaugurado em 25 de maio de 2010, e, depois de mais de um ano operando em horário reduzido, hoje a linha é operada de segunda a domingo, incluindo feriados, das 4h40 à meia-noite, no trecho entre as estações Luz e São Paulo–Morumbi, parando também nas estações República, Higienópolis–Mackenzie, Paulista, Oscar Freire, Fradique Coutinho, Faria Lima, Pinheiros e Butantã.

Em 2010, a previsão era que a linha estivesse totalmente concluída até o fim de 2014, porém o prazo já foi mudado e atualmente é estimado para o final de 2019, quinze anos após o início da construção.

Metrô São Paulo Linha 4 Amarela

Conheça as estações Linha 4 Amarela

Metrô São Paulo Linha 5 Lilás

A Linha 5-Lilás de metrô iniciou a operação de seu primeiro trecho, que compreende as estações Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro e Largo Treze, em outubro de 2002.

A operação do segundo trecho teve início com a entrega da estação Adolfo Pinheiro, em fevereiro de 2014. As estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin foram inauguradas em setembro de 2017.

A ViaMobilidade assumiu a operação da Linha 5-Lilás em agosto de 2018.​

Já as estações Eucaliptos e Moema iniciaram funcionamento no primeiro semestre de 2018. A Estação AACD-Servidor foi aberta em 31 de agosto de 2018.

No dia 28 de setembro de 2018, foram entregues pelo Governo do Estado de São Paulo as estações Hospital São Paulo e as interligações com a Linha 1-Azul, na Estação Santa Cruz, e com a Linha 2-Verde, na Estação Chácara Klabin. A Linha 5 foi concluída com a entrega da Estação Campo Belo no dia 8 de abril de 2019.

Metrô São Paulo Linha 5 Lilás

Conheça as estações linha 5 Lilás

Campo Belo
Estação Capão Redondo
Estação Campo Limpo
Estação Vila Das Belezas
Estação Giovanni Gronchi
Estação Santo Amaro
Estação Largo 13
Adolfo Pinheiro
Alto da Boa Vista
Borba Gato
Brooklin
Eucaliptos
Moema
AACD – Servidor
Hospital São Paulo
Santa Cruz
Chácara Klabin

Mais informações: www.prefeituradesp.com.br/metro-de-sao-paulo/

Metrô São Paulo Estação Morumbi

A Estação Morumbi fica na Av. Deputado Jacob Salvador Zveibil, 50.
Com profundidade de 27,53 metros do nível da rua até plataforma no acesso norte e 23,76 metros do nível da rua até plataforma no acesso sul.

  • Quantidade de escadas rolantes: 13
  • Quantidade de elevadores: 4
  • Área total: 16,790,10 m²

Estrutura: Concreto aparente, cobertura de vidro, piso porcelanato e piso com sinalização tátil, 4 banheiros para clientes sendo 2 PCD, elevadores e escadas rolantes em todos os níveis.

Horário de Funcionamento Metro São Paulo

  • Domingo a sexta das 4h40 à 0h / Sábados das 4h40 à 1h do domingo

Outras informações e site