Inscrições para curso de empreendedorismo para jovens do Qualifica SP encerram-se nesta quarta-feira.

Últimas Notícias

Nesta quarta-feira (26) termina o prazo para jovens de 16 a 24 anos de todo o estado de São Paulo se inscreverem no Empreenda Jovem, curso gratuito e online do Qualifica SP Empreenda. A iniciativa do Governo do Estado, gerenciada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, oferece 1.000 (mil) vagas.

Dificuldades dos Jovens Empreendedores

Um levantamento do Sebrae aponta que, entre as maiores dificuldades dos empreendedores jovens, estão a falta de conhecimento sobre mercado, ferramentas e práticas de gestão empresarial e de encontrar oportunidades de financiamento e investimentos.

Oportunidades do Curso

Diante desse cenário, o curso online do Qualifica SP – Empreenda, realizado em parceria com a Beebusinezzz, dará a oportunidade para os alunos aprenderem sobre estudo de mercado e gestão financeira. No final, a plataforma da empresa vai gerar um plano de negócios personalizado de acordo com as ideias que o estudante colocou em cada etapa do curso.

“Queremos estimular nos jovens o espírito empreendedor para poderem desenvolver seus talentos e concretizar ideias. Dessa forma, estamos oferecendo oportunidade, como determina o governador Tarcísio de Freitas, que, certamente, fará grande diferença no futuro deles”, afirma Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Com o Empreenda Jovem, os participantes terão a chance de transformar uma ideia em potencial em um negócio lucrativo que também ofereça impacto socioambiental.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

As inscrições devem ser realizadas pelo site www.qualificasp.sp.gov.br até o dia 26 de junho. A convocação dos selecionados ocorrerá por e-mail. As aulas são gravadas e têm previsão de início no mês de julho. O curso é dividido em quatro módulos e tem duração de dois meses.

Concurso e Feira do Sebrae

Além do conteúdo do curso, os concluintes poderão participar de um concurso de empreendedorismo em que os 10 melhores projetos serão premiados com a participação na Feira do Empreendedor 2024 do Sebrae, que será realizada em outubro, na capital paulista. Estudantes do ensino médio de 16 a 18 anos terão prioridade.

Após a seleção dos 10 finalistas, os jovens receberão mentorias para criar uma apresentação de seus planos de negócios e apresentá-la a uma banca avaliadora durante o evento do Sebrae. A Secretaria de Desenvolvimentos Econômico arcará com os custos de transporte e hospedagem dos vencedores.

Sobre a SDE

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), pasta do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional, ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcrédito do Banco do Povo. Tem como instituições vinculadas a InvestSP, a Desenvolve SP e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

Sobre a Beebusinezzz

A Beebusinezzz é a primeira plataforma de educação empreendedora para jovens baseada em um método experiencial com ênfase em educação financeira.