A campanha de ajuda humanitária do Governo de São Paulo atingiu um marco importante
A ação solidária realizada pelo Governo de São Paulo alcançou um feito significativo nesta sexta-feira (17), ao enviar mil toneladas (exatamente 1.007,71 toneladas) de doações para as famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Esse é o maior volume arrecadado até o momento pelo Fundo Social de São Paulo. Desde o dia 5, mais de 60 caminhões e 10 voos foram responsáveis por transportar para o estado gaúcho produtos essenciais como itens de higiene, limpeza, alimentos, roupas e medicamentos.
Pontos de Atendimento para Recebimento de Doações
A ação, liderada pelo Fundo Social de São Paulo e pela Defesa Civil do Estado, contou com o apoio de diversos pontos de atendimento para receber doações de pessoas físicas em órgãos públicos como Poupatempo, Sabesp, Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, Secretaria de Transportes Metropolitanos, Secretaria da Justiça e Cidadania, empresas vinculadas (Fundação CASA, Ipem, Imesc e Procon), e no Shopping D&D.
Itens Necessários e Como Doar
Os materiais mais demandados incluem produtos de higiene, limpeza e água potável. Alimentos não perecíveis também são bem-vindos nesta fase da campanha. Ressalta-se que, devido à quantidade expressiva já recebida, não é recomendado o envio de roupas neste momento.
Agendamento de Doações em Grande Quantidade
Para municípios e empresas que desejam fazer doações em grande quantidade, é solicitado o agendamento para o descarregamento das cargas. Foram estabelecidos mais três depósitos estratégicos em Guarulhos, São Bernardo do Campo e Vila Matilde, Zona Leste de São Paulo, para armazenamento dos donativos. As entregas nessas unidades ocorrem somente mediante agendamento prévio pelos telefones: 11 2193-6452 / 11 3238-3939 / 11 3238-3940.
Apoio de Voluntários
A ação de ajuda humanitária também necessita de voluntários. Quem estiver interessado em ajudar imediatamente pode se dirigir ao depósito do Fundo Social de São Paulo, na Av. Marechal Mário Guedes, 301, no Jaguaré, das 8h às 17h, para auxiliar na recepção, separação, empacotamento, etiquetagem de itens, montagem de kits e carregamento dos caminhões que seguem diariamente para as cidades gaúchas.
Locais para Doação
Os parceiros, Fundo Social e Defesa Civil do Estado, orientam que as doações sejam feitas nos locais abaixo:
Transportes Metropolitanos
A CPTM e Metrô estão recebendo alimentos enlatados nas estações designadas. Na EMTU, as doações também são de alimentos enlatados e recebidas nos terminais do Corredor ABD e CAPES Jabaquara.
Agências de atendimento da Sabesp
Os postos da Sabesp aceitam doações de cestas básicas, cobertores e água potável.
Postos do Poupatempo
Os postos do Poupatempo recebem água mineral, alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e limpeza.
Casas da Agricultura
As Casas de Agricultura do Estado também estão recebendo doações, como água potável, alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal.
Secretaria da Justiça e Cidadania e Empresas Vinculadas
A Secretaria da Justiça e empresas vinculadas estão arrecadando itens essenciais e água potável para as vítimas das chuvas.
Para maiores informações sobre o endereço das unidades de recebimento de doações, é possível consultar os respectivos sites e contatos oferecidos.