Detran-SP passa a integrar o Fala SP, central de comunicação do Estado.

Últimas Notícias

A Ouvidoria do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) agora está disponível online. Qualquer denúncia, reclamação, elogio ou solicitação de dados deve ser feita através do Fala SP, um canal de comunicação que centraliza as manifestações para a ouvidoria e pedidos de acesso à informação para os órgãos e entidades do Governo de São Paulo.

Para acessar, basta entrar no site fala.sp.gov.br e escolher o tipo de mensagem que deseja enviar, como elogio, sugestão ou denúncia. Em seguida, é necessário indicar para qual órgão a mensagem é destinada.

O acesso ao Fala SP requer uma conta .gov.br, com selo prata ou ouro. Contas de nível bronze não são aceitas. A conta .gov é gratuita, e a cor indica apenas o nível de segurança e confiabilidade. O selo prata, por exemplo, possui uma segurança maior do que o bronze, exigindo cadastro biométrico facial ou informações bancárias. Já o selo ouro requer biometria facial validada pela Justiça Eleitoral ou certificado digital compatível com a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

“Com o Fala SP, os cidadãos têm acesso a um serviço completo de ouvidoria. Além de fazer solicitações, como denúncias e reclamações, é possível acompanhar o andamento da demanda através de um número de protocolo gerado no portal”, destaca Yara Marques, ouvidora do Detran-SP.

Yara ressalta que todas as suspeitas de irregularidades devem ser reportadas à ouvidoria. No caso de reclamações, o canal atua como segunda instância: se o usuário não ficar satisfeito com a resposta do Serviço de Atendimento ao Cidadão (Sac), ele pode recorrer à ouvidoria.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Atualmente, a ouvidoria do Detran-SP recebe diariamente entre 20 e 30 denúncias, e de 150 a 300 reclamações. Mensalmente, são em média de 600 a 900 denúncias, e de 4.500 a 9.000 reclamações.

O atendimento presencial da ouvidoria está disponível na sede do Detran-SP, localizada na Rua Boa Vista, 221, Centro de São Paulo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

O Fala SP está ativo desde 6 de maio e segue as diretrizes do