Como fazer a Inscrição no FIES: passo a passo

Utilidades

Neste artigo nós vamos explicar o passo a passo para fazer o processo completo de inscrição no FIES. Muita gente não sabe, mas o FIES é uma programa de financiamento estudantil do governo federal que já realizou o sonho de milhões de estudantes. Através dele, o universitário consegue se graduar em uma instituição privada e pode começar a pagar as mensalidades após finalizar o curso. E o melhor de tudo: em condições facilitadas. Acompanhe as orientações e veja como se inscrever.

Período de inscrição par o FIES

O período de inscrição no FIES é dividido por semestre. Veja as datas:

• Para o 1º semestre, o período vai de 1º de janeiro até trinta de junho.
  • Para o 2º semestre, o período vai de de 1º de julho até 31 de dezembro.

Inscrição para o FIES: passo a passo

Acompanhe, a partir de agora, os detalhes para fazer a inscrição para o FIES pela internet:

1. Acesso ao sistema

O primeiro passo é acessar o portal eletrônico de inscrição no FIES por este link. No lado superior esquerdo da página, haverá uma janela com título “Primeiro Acesso”. Clique no link especificado pra dar início ao cadastro.

O sistema vai solicitar os seguinte dados: CPF, Data de nascimento, e-mail e cadastramento e uma senha de acesso.
Após digitar as informações, clique no botão “Enviar”, localizado logo abaixo do formulário.

2. Confirmação do pedido de inscrição

Após fornecer os dados para o cadastro, acesse o seu e-mail (aquele que você cadastrou) e procure pelo e-mail de confirmação do FIES. Abra-o e clique no link localizado no corpo do e-mail para confirmar o cadastro. Você será redirecionado para a tela inicial do SisFIES. Logo depois, basta realizar o login no sistema com seu CPF e a senha que você escolhei.

3. Continuação do cadastro

Na etapa seguinte, quando você já estará logado ao sistema, você deverá preencher outro formulário para prosseguir o cadastro. Você vai precisas informar os dados a seguir:

• RG (inclusive órgão emissor e data da emissão)
  • Ocupação
  • Estado Civil
  • Renda familiar mensal bruta (atenção: não é a renda líquida)
  • CEP
  • Telefones
  • Raça/cor
  • Portador de deficiência (sim ou não)
  • Cursou ensino médio em faculdade pública (sim ou não)
  • Ano de conclusão do ensino médio
  • Blsista Prouni (sim ou não)

Após preencher, confira se as informações estão corretas e clique no botão “Gravar e Prosseguir”.

Como fazer a Inscrição no FIES passo a passo

4. Informações dos integrantes da família

Nesta seção você deve inserir os dados dos membros da família que vivem na mesma residência. As informações solicitadas são CPF, data de nascimento e grau de parentesco. Para cadastrar, siga esses procedimentos:

• Marque a opção “Desejo integrar mais membros em meu grupo familiar”;
  • Após anexar os dados, clique em “Gravar”;
  • Depois de cadastrar todos os membros do grupo familiar é só clicar em “Gravar e Prosseguir”.

5. Instituição de ensino e oferta

Agora você deverá informar ao sistema a instituição de ensino em que está matriculado para fazer a oferta. Em seguida, é preciso digitar o número de sua matrícula e o total de semestres já concluídos. Depois será necessário preencher os valores da semestralidade do curso sem e com desconto, do mesmo jeito que o percentual de financiamento desejado (tenha cuidado no momento de preencher, pois os números não poderão ser alterados posteriormente). Após completar o preenchimento, clique em “Gravar e Prosseguir”.

6. Simulação do financiamento

A próxima etapa apresenta uma simulação de financiamento de acordo com os detalhes fornecidos nos passos anteriores. A única opção que você deve selecionar é o dia do vencimento dos boletos trimestrais. Clique em “Simular” para visualizar o resultado. Em seguida, clique em “Prosseguir”.

7. Escolha do banco

O próximo passo é o momento de escolher o banco onde será feito o financiamento. As opções disponíveis são Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Selecione a agência desejada e clique em “Gravar e Prosseguir”.

8. Perfil do fiador

Na etapa seguinte, será necessário escolher o perfil do fiador. São 3 as opções: convencional, solidária e Fundo Garantidor. Após selecionar a opção desejada e cadastrar os fiadores, clique em “Gravar e Prosseguir”.

9. Revisão das informações

Por fim, você deve revisar todos os dados cadastrados com atenção. Se algo estiver errado, este é o momento de fazer a correção. Após ler atentamente, marque as opções da “Declaração” e finalize a sua inscrição no FIES. Depois de concluir o cadastro, o sistema informará o prazo para você comparecer na CPSA de sua universidade e encaminhar toda documentação solicitada.