10 lugares perto de São Paulo para escapar no fim de semana

Ideias de como aproveitar os seus dias livres em destinos, hotéis e pousadas a não mais de 300km da capital
Todo mundo sempre quer dar um jeito de passar dias de descanso longe de casa.

Como nem sempre dá pra tirar férias, fizemos um guia com dez ideias de lugares para viajar em São Paulo, a menos de 300 km da capital, para viagens de fim de semana.

A seleção tem opções para diferentes perfis de viajantes: casais, família, turma de amigos e quem viaja sozinho. Ah, o último destino da lista fica um pouquinho mais longe, a 350km de São Paulo, mas garantimos que te surpreenderá!

1. Coloque os pés na areia em Ubatuba

Quem pensa na imensidão de concreto de São Paulo jamais imagina que só a 223 km da cidade fica Ubatuba com suas 102 praias. Espalhadas pelo município, as praias de Ubatuba possuem enseadas e baías de águas verdes e azuis acompanhadas pela Serra do Mar.

É um excelente destino para ficar perto da natureza, pois há muitas trilhas e cachoeiras, além de ótimas áreas para a prática de mergulho. Para quem curte passeios de barco, os recantos mais isolados de Ubatuba são uma ótima pedida.

2. Encante-se com 10km de vinícolas em São Roque

Você sabia que a apenas 70km da capital paulista, em São Roque, tem um lugar chamado Estrada do Vinho? São 10km de vinícolas, onde é possível fazer degustações, comer algo gostoso e apreciar as belas paisagens. Ótima pedida para casais!

Por outro lado, se você viaja em família, a dica é o Ski Mountain Park, um parque para esqui em pleno estado de SP. Se isto ainda não é inacreditável para você, veja o que mais o lugar oferece: arvorismo, passeio a cavalo, escalada, tobogã, arco e flecha, entre outros.

Visite o site Roteiro do Vinho, caso queira mais informações sobre a iguaria na região.

 

3. Descubra um hotel boutique longe da agitação em Ilhabela

Ilhabela é um dos destinos praianos preferidos dos moradores de São Paulo e, por ficar só a 208,7 km da capital, é uma ótima opção para o fim de semana. A cidade oferece praias, cachoeiras e montanhas em um lugar só – veja este guia completo do destino.

Além disso, Ilhabela ainda tem o charme de uma cidade pequena, mas com toda infraestrutura. São 42 praias paradisíacas e é uma das maiores reservas de Mata Atlântica do planeta.

4. Explore um resort completíssimo em Serra Negra

A cerca de 160km da capital paulista, a estância hidromineral de Serra Negra é um dos destinos mais pesquisados no Estado para uma viagem tranquila de fim de semana.

As vistas panorâmicas privilegiadas e as diversas fontes naturais espalhadas pela cidade somam-se ao ar puro da natureza e as lojinhas de artesanato e produtos locais no centrinho. Sem dúvidas, um passeio relaxante tanto para casais, quanto para famílias.

5. Visite o Guarujá

Apenas 87,1 km separam o Guarujá de São Paulo, o que torna o destino super concorrido e badalado durante os fins de semana das férias de verão. Ainda assim, Guarujá guarda praias selvagens e lindas, como as praias Branca e Preta e Camburi.

Já para quem curte uma pegada mais urbanizada, as praias de Pitangueiras, Enseada e Pernambuco são a pedida com infraestrutura de bares e serviços.

6. Curta uma pousada design a dois em Campos do Jordão

A cidade serrana de Campos do Jordão fica a apenas 170,2 km da capital. Com boa gastronomia e uma arquitetura apaixonante, a Campos do Jordão é uma ótima opção de passeio de fim de semana romântico para quem curte programas ao ar livre e contato com a natureza.

Um passeio imperdível é curtir a vista do Morro do Elefante, que fica a 1.800 metros acima no nível do mar e rende uma das mais belas vistas da cidade. Dá para ir por terra ou por ar. O famoso teleférico que existe há mais de 40 anos em Campos do Jordão leva até o topo do morro.

7. Relaxe em um deck panorâmico em Águas de Lindoia

A 192,7 km de São Paulo, Águas de Lindoia é conhecida pelos banhos terapêuticos. Mas além do programa mais wellness, com massagens, sauna, duchas escocesas, a região também oferece um parque aquático com piscinas e toboáguas.

Se você quiser fugir do óbvio no passeio de fim de semana, ainda dá para fazer passeios pelas propriedades rurais, cavalgadas, desfrutar da natureza ou simplesmente aproveitar as guloseimas da região. O morro Pelado é um dos programas imperdíveis, do alto dos seus 1.400 metros de altitude é possível ter uma bela vista da região.

8. Viaje com a galera para Brotas

Pertinho da capital fica Brotas, com sua extensa lista de atividades para quem gosta de aventuras. Quer uma pequena demonstração? Rafting, tirolesa, boia cross, quadriciclo, trekking, canionismo, arvorismo, tudo isso é oferecido por várias agências especializadas em turismo de aventura por lá.

9. Desvende uma pousada com piscina e churrasqueira em Bertioga

A cidade de Bertioga, a 123,5 km de São Paulo, é um destino favorável para passar o fim de semana e reúne atividade e programas para pessoas dos mais variados estilos. Além da praia com boa infraestrutura, Bertioga ainda conta com restaurantes e hospedagens.

Apesar de urbanizada, a região ainda conta com uma natureza privilegiada bem aos pés da Serra do Mar e com boa parte de sua área verde protegida. Bertioga também é um bom destino para fazer trilhas em meio à mata Atlântica, passear por cachoeiras e descobrir os rios para a prática de canoagem.

10. Durma na natureza em um glamping de Iporanga

Você já ouviu falar em Iporanga? A 350km de São Paulo, esta cidadezinha de menos de cinco mil habitantes é um dos paraísos naturais do Estado. É lá, por exemplo, que fica o PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), uma vasta área de cachoeiras e mais de 300 cavernas. O lugar, inclusive, é patrimônio da humanidade, pela UNESCO.

Se não conhece o lugar, o que está esperando para fazer as malas e partir em um final de semana ou feriadão?